Porto Alegre é uma das sete cidades em todo o mundo que têm dois times campeões mundiais de futebol. Além de Inter e Grêmio no Rio Grande do Sul, Corinthians e São Paulo credenciam a capital paulista e fazem com que o Brasil tenha dois municípios diferentes na lista. A Argentina, da mesma forma, tem Buenos Aires e Avellaneda na lista. Completam este seleto grupo: Montevidéu, Milão e Madri.
Na Argentina, a capital Buenos Aires tem três campeões: Boca Juniors, River Plate e Vélez Sarsfield. Já a cidade de Avellaneda tem dois vencedores do Mundial: Independiente e Racing. O vizinho menor, Uruguai, tem seis conquistas divididas igualmente entre Peñarol e Nacional, amos da capital Montevidéu.
Milan e Internazionale têm os títulos em Milão, na Itália. Madri, capital da Espanha, reúne as conquistas do Real Madrid e do Atlético de Madrid completando a lista de seis cidades em cinco países.
Apesar de terem times tradicionais, Barcelona, na Espanha, Munique, na Alemanha, Manchester e Liverpool, na Inglaterra, e o Rio de Janeiro possuem, cada uma, apenas uma equipe campeã mundial. Outras cidades como Turim, na Itália, Porto, em Portugal, Amsterdã, na Holanda, e Santos, em São Paulo, tem um clube bicampeão cada.
Colonizadores x colonizados em mundiais
A Europa conseguiu assumir o placar de torneios mundiais de clubes apenas no século XXI. Até 2000, as equipes sul-americanas de Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai levantaram 22 vezes a taça intercontinental, enquanto times da Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Portugal e Sérvia levaram a melhor em outras 22 oportunidades.
Nos últimos 20 anos os colonizadores dominaram os campeonatos organizados pela Fifa. São sete títulos espanhóis, dois ingleses, dois italianos e um alemão contra quatro brasileiros. Goleada de 12 a quatro sobre os latinos. Os argentinos tem quatro vice-campeonatos e ainda não comemoraram no palco da entidade máxima do futebol mundial.