A Uefa espera terminar a temporada da Liga dos Campeões "até o fim do mês de agosto", confirmou Aleksander Ceferin, presidente da entidade que rege o futebol europeu, nesta quarta-feira (20) em entrevista ao diário esportivo português Record.
— Acredito que vai funcionar (...) Nunca se sabe o que vai acontecer, mas as coisas parecem se acalmar — respondeu Ceferin ao ser questionado sobre a data limite para concluir a temporada da Liga dos Campeões, suspensa desde março devido à pandemia do coronavírus.
Caso não tenha sua fórmula de disputa alterada, o torneio ainda teria de realizar 17 partidas. Já estavam classificados para as quartas de final o Atlético de Madrid, o Paris Saint-Germain, a Atalanta e o RB Leipzig. Restam quatro jogos de volta das oitavas de final a disputar (Manchester City x Real Madrid, Barcelona x Napoli, Juventus x Lyon, Bayern de Munique x Chelsea).
— Cerca de 80% das ligas europeias vão ser retomadas. Não vejo por que a Liga dos Campeões e a Liga Europa não poderiam ser disputadas — afirmou Ceferin.
Os planos, não oficialmente confirmados, apontariam para uma volta das competições europeias no início de agosto, após o fim dos campeonatos nacionais, embora a maioria destes certames ainda não tenham datas definidas de volta e de conclusão.
O velho futebol
Durante as reuniões com suas associações, em abril, a Uefa havia definido o dia 3 de agosto como uma possível data limite de referência para a conclusão dos campeonatos nacionais. Na semana passada, Ceferin explicou que se tratava de uma recomendação, "uma data provisória, não oficial", em carta enviada a Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon francês.
— O futebol não mudou depois da Segunda Guerra Mundial ou da Primeira, e não mudará por causa de um vírus — afirmou o presidente da Uefa, que se disse convencido de que a Eurocopa-2020, adiada para 2021, poderá ser disputada.
— Não vejo por que não poderia ser disputada. Não acho que o vírus vai durar para sempre... Já sabemos coisas sobre o vírus. Sou otimista — opinou.