O Flamengo divulgou na tarde desta segunda-feira (16) que o técnico Jorge Jesus testou positivo fraco ou inconclusivo para coronavírus e será submetido a uma contraprova. O treinador português de 65 anos está sob cuidados do departamento médico do clube e apresenta quadro estável de saúde, de acordo com o comunicado.
Consultado por GaúchaZH, o infectologista da Santa Casa Dr. Cláudio Stadnik explicou que resultados "positivo fraco" ou "inconclusivo" ocorrem quando a doença está na fase inicial ou se há algum problema na coleta do material para exame.
— Pode ser que a doença esteja em sua fase inicial e ainda com pequenos fragmentos ou que a coleta tenha sido mal feita. A contraprova é que vai mostrar se ele realmente está com a doença — explicou.
Todo o elenco do clube e funcionários passaram por testes para detectar a presença da Covid-19 após o vice-presidente rubro-negro Maurício Gomes de Mattos ser diagnosticado com a doença. Ninguém além de Jesus apresentou alteração nos exames.
Por meio das redes sociais, o treinador divulgou um vídeo para tranquilizar os torcedores:
— É verdade que meu teste deu positivo, também é verdade que eu me sinto normal. Me sinto exatamente como me sentia há um mês, há um ano. Não vejo sintomas nenhum, mas é verdade meu teste deu positivo e vou ficar de quarentena. Quero agradecer o carinho de meus amigos e fãs.
O Flamengo decidiu interromper os treinamentos de todo o elenco profissional e da base até a próxima segunda-feira (21). Nessa manhã, o Campeonato Carioca foi suspenso por 15 dias.