Apesar da pandemia do coronavírus no mundo, o presidente da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), Sebastian Coe, questionado pela AFP, se mostrou otimista nesta quinta-feira (12) em relação à disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
"Partimos do princípio que estaremos em Tóquio, onde nosso esporte poderá ser disputado. Contamos com o fato de estar em Tóquio", afirmou Coe, que foi presidente do comitê de organização dos Jogos de Londres-2012.
O presidente da Iaaf, em Mônaco para a reunião do Conselho da entidade, afirmou também que "monitora a situação em tempo real".
Coe garantiu que o desenvolvimento da pandemia não altera o processo de classificação dos atletas para os Jogos Olímpicos.
"Nosso esporte está em melhor estado do que outros, porque temos muitas oportunidades para que nossos atletas se classifiquem", lembrou.
"Temos um processo de classificação que é operacional há 10 meses, então diversos atletas já estão classificados. Quando identificarmos atletas que estejam em dificuldades particulares, em uma região particular do mundo, há coisas que podemos fazer para ajudar", completou.
Coe, membro da comissão de coordenação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, não quis "especular" sobre a possibilidade dos Jogos serem disputados sem torcida.
"Por enquanto, é importante que nosso esporte apoie o Comitê Olímpico Internacional, as autoridades públicas no Japão e o comitê organizador local. Nossa proposta é muito simples, e é: 'Nós estaremos em Tóquio'".
* AFP