Uma das alternativas para tirar Ronaldinho e Assis da Agrupación Especializada da Polícia Nacional do Paraguai é a tentativa de transferência para prisão domiciliar. São dois recursos, o primeiro solicitando a liberação imediata da prisão, alegando ilegalidades no processo, e o segundo oferecendo a possibilidade da residência.
Neste segundo recurso apresentado pela defesa, uma casa localizada na cidade de Lambaré, região metropolitana de Assunção, foi oferecida como local para receber os irmãos Assis Moreira. Além disso, o valor do imóvel, avaliado em US$ 768 mil (cerca de R$ 3,6 milhões) serve como fiança.
Na primeira tentativa, com audiência de revisão na terça-feira (10), o juiz Gustavo Amarilla não aceitou esta possibilidade. Agora, com o novo recurso, existe a nova esperança.
A reportagem de GaúchaZH descobriu onde fica a casa, e visitou o local em Lambaré, cidade de cerca de 170 mil habitantes. Saindo da região central de Assunção, o deslocamento demora aproximadamente 30 minutos de carro.
O que mais chama a atenção é a tranquilidade. Depois de sair do tumulto e congestionamento da capital paraguaia, a sensação é de calma ao chegar na avenida principal, a Juan Domingo Perón, com cenas típicas de cidades do interior. O movimento em frente à Igreja, os taxistas batendo papo no ponto e vizinhos conversando sem pressa.
A casa fica próxima da região central, mas em um local bem isolado. É a penúltima residência de uma rua sem saída. Na tarde de quinta-feira (12), o único movimento era de dois trabalhadores recolhendo galhos de árvores. Barulho apenas dos cachorros dos vizinhos ao perceber a movimentação.
Na verdade a casa mais parece uma fortaleza. Em toda a parte da frente, um enorme muro protege a entrada e não permite a visualização do lado interno. A única entrada é por um portão, que serve para carros e pedestres. Uma placa avisa sobre as câmeras de segurança.
De fora, é possível ver muitas árvores do lado de dentro. A informação recebida pela reportagem é que existe um espaço amplo, pois a casa tem um enorme pátio, além de vários quartos e área para a prática de esportes.
O imóvel pertence a um amigo de um dos advogados paraguaios contratados para cuidar do caso. A casa está preparada, e se a transferência para prisão domiciliar for confirmada, este será o novo endereço de Ronaldinho e Assis no Paraguai.