O Paris Saint-Germain tenta superar o trauma das oitavas de final da Liga dos Campeões. O clube, que vai em busca do seu primeiro título na competição, sofreu três eliminações consecutivas (Manchester United, em 2019, Real Madrid, em 2018, e Barcelona, em 2017) nesta fase do torneio. Para avançar, o PSG, que terá Neymar, precisa superar o Borussia Dortmund e parar Erling Haaland, um dos principais nomes desta temporada. A partida de ida ocorre nesta terça-feira (18), às 17h, no Signal Iduna Park, com transmissão do TNT.
Terceiro colocado no Campeonato Alemão, com 42 pontos — quatro a menos do que o líder Bayern de Munique —, o Borussia Dortmund é uma equipe acostumada a balançar as redes e que conta com a maior revelação do futebol mundial. Desde a pausa de inverno do futebol alemão, o time marcou 24 gols em seis jogos. Nove deles foram anotados pelo norueguês Haaland, 19 anos.
Desde que chegou do Red Bul Salzburg, o atacante canhoto de 1m94cm tem média de um gol a cada 38 minutos em campo. Sua estreia pelo Borussia ocorreu em janeiro. Saiu do banco de reservas aos 11 minutos do segundo tempo, quando seu time perdia por 3 a 1 para o Augsburg fora de casa. Em 23 minutos, marcou três vezes e garantiu a vitória por 5 a 3.
Na Liga dos Campeões, Haaland é o vice-artilheiro com oito bolas na rede, atrás apenas de Robert Lewandowski, que tem 10. Seus gols foram marcados na primeira fase do torneio, quando ainda defendia o time austríaco. A competição continental, aliás, é a obsessão do norueguês.
— O hino da Liga dos Campeões é o meu som do despertador. Acordo com isso todos os dias. Nunca vou me cansar dessa música. Sempre tenho um começo de dia perfeito com ela — revelou Haaland em entrevista à TV2, da Noruega.
Em setembro de 2019, Maximilian Wober, seu ex-colega de RB Salzburg, comprovou que Haaland é realmente fã da competição continental:
— Ele é louco. Nosso capitão nos disse que estava caminhando com seu cachorro e com seu bebê recém-nascido. De repente, um carro aparece do nada, o vidro abaixa e uma música alta estava tocando. Erling estava lá, ouvindo o hino da Liga dos Campeões, muito alto. Esse cara é louco por futebol e o que ele faz em campo é inacreditável. Merece o crédito que tem.
A boa notícia para o PSG é o retorno de Neymar, 28 anos. O atacante foi relacionado para a partida depois de perder os últimos quatro jogos do clube francês. Comprado em 2017 pelo valor de 222 milhões de euros, o atleta não atua desde 1° de fevereiro quando, quatro dias antes do seu aniversário, sofreu lesão na costela – desde 2016, ele fica lesionado ou suspenso nas proximidades do festejo.
O técnico Thomas Tuchel deve mandar a campo um time com: Navas; Meunier, Marquinhos, Thiago Silva e Bernat; Di Maria, Gueye, Verrati e Neymar; Icardi e Mbappé. Já o Borussia Dortmund deve ter: Bürki; Piszczek, Hummels e Zagadou; Hakimi, Witsel, Can e Guerreiro; Sancho e Hazard; Erling Haaland.
Liverpool em ação na Espanha
Imparável no Inglês, com 25 vitórias em 26 jogos, o Liverpool enfrenta o Atlético de Madrid, no Estádio Wanda Metropolitano, no outro jogo desta terça-feira (18) pelas oitavas da Liga dos Campeões. A partida, que terá transmissão pelo Facebook Watch através da página do Esporte Interativo na rede social, ocorre às 17h.
Atual vencedor da Liga dos Campeões, o Liverpool defende uma invencibilidade de 29 jogos com o time principal. A última derrota de Jürgen Klopp, 52 anos, ocorreu em 17 de setembro, para o Napoli, na estreia desta edição da competição continental.
O treinador deve mandar a campo: Alisson; Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson e Keita; Mané, Salah e Firmino. Já o Atlético de Madrid deve ter: Oblak; Arias, Savic, Felipe e Renan Lodi; Koke, Thomas Partey, Llorente e Saúl; Correa e Morata.