O Rio Grande do Sul será sede da etapa Regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 2020, que acontecerá de 20 a 24 de setembro, em Gramado. Uma delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estará realizando vistorias nos hotéis e ginásios do município, que irão abrigar as equipes esportivas. O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, acompanhará a visita dos técnicos do COB, Kenji Saito, Arthur Correa e Elizabeth Perdigão, que inicia nesta quarta-feira (12) e terá duração de três dias.
Bicampeão mundial de judô em 2005/07, João Derly aponta que o evento movimentará a economia da região.
— Gramado sendo sede regional do JEJ em 2020, além de trazer a movimentação esportiva para o Estado, vai contribuir para a economia de diversos segmentos diretamente envolvidos —diz o ex-judoca de 38 anos.
O gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, explicou que a opção por Gramado se baseou principalmente em três pilares de avaliação: a qualidade das instalações esportivas, a capacidade, o custo da rede hoteleira e o apoio governamental.
Alguns atletas que já representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos foram revelados pelos Jogos Escolares. Entre eles, as judocas Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, e a bicampeã mundial Mayra Aguiar.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta com mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil.
Integram os jogos as seguintes modalidades esportivas: ginástica artística, taekwondo, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.