Eleita como a melhor atleta de provas de águas abertas do mundo em 2019, a brasileira Ana Marcela Cunha começou o ano olímpico com um excelente resultado. Neste sábado (15), ela ficou na segunda posição na etapa de Doha, no Catar, que marcou a abertura do Circuito Mundial de Maratona Aquática.
Campeã do circuito em quatro oportunidades, a última delas em 2018, a baiana ficou a apenas dois centésimos da alemã Leonie Beck, que ficou em primeiro com o tempo de 1h56min41seg1. O pódio ainda teve a holandesa Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.
Entre os homens, o melhor foi o francês Marc-Antoine Olivier superou os alemães Rob Muffels e Florian Wellbrock e levou a medalha de ouro. Ele terminou os 10 km da prova em 1h49min46seg, ficando 13 segundos à frente de Muffels e Wellbroc, que ficaram separados por apenas um centésimo.
Os brasileiros não tiveram um bom desempenho nas águas de Katara Beach. Enzo Kihara foi apenas o 55º colocado (1h51min20seg) e Allan do Carmo, campeão do circuito em 2014, terminou na 66ª posição (1h53min24seg).
Após a competição em Doha, Ana Marcela irá para a Europa onde ficará em treinamento visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ela é a única atleta brasileira da maratona aquática classificada para a Olimpíada.
O circuito mundial de maratonas aquáticas terá sua segunda etapa no dia 3 de maio, em Seychelles.