Foram 256 jogos, disputados ao longo de 17 semanas, até o fim da temporada regular da NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Dos 32 times que começaram a disputa em setembro, apenas 12 restaram. E, a partir deste sábado (4), começa a batalha nos playoffs.
São disputas independentes nas duas conferências, a Americana e a Nacional, com seis classificados de cada lado — os quatro campeões de divisão, colocados de 1 a 4, e as duas outras melhores campanhas, colocadas de 5 a 6. Na primeira rodada dos playoffs, chamada de "wild card round", os dois primeiros de cada conferência não precisam jogar e aguardam os duelos do terceiro contra o sexto e do quarto contra o quinto. Os dois campeões de conferência se enfrentam no Super Bowl 54, dia 2 de fevereiro, em Miami Gardens, na Flórida.
Neste ano, a NFL organizou o seu calendário para a primeira rodada da pós-temporada por conferência. No sábado, ocorrem os dois jogos da AFC e, no domingo, os dois da NFC.
Na Conferência Americana, a surpresa para os jogos iniciais é o New England Patriots. O atual campeão da NFL conseguiu folga na primeira rodada em todos os anos desde 2010, mas uma derrota para o Miami Dolphins na última semana custou a vantagem ao time de Tom Brady. Assim, terá que enfrentar o Tennessee Titans às 22h15min. Antes, às 18h35min, o Houston Texans recebe o Buffalo Bills na abertura dos playoffs.
O domingo terá os dois duelos da NFC. Às 15h5min, o New Orleans Saints, um dos favoritos ao título, encara o Minnesota Vikings. Às 18h40min, o Philadelphia Eagles recebe o Seattle Seahawks — ainda que a campanha do Seahawks na temporada regular tenha sido melhor, o Eagles tem o direito de jogar em casa por ter sido o campeão da divisão Leste, enquanto o time de Seattle foi vice-campeão no Oeste.
Os dois melhores de cada lado estão classificados para as semifinais de conferência — quando há um reordenamento para que o melhor pegue o pior classificado da rodada anterior. Na NFC, eles são San Francisco 49ers e Green Bay Packers, dois times que se recuperaram depois de terem ficado fora dos playoffs nos últimos anos — o Packers foi pela última vez em 2016, enquanto o 49ers não joga a pós-temporada desde 2013. Na AFC, os times com folga são o Baltimore Ravens, do provável jogador mais valioso da temporada, Lamar Jackson, e o Kansas City Chiefs, do MVP da temporada passada, Patrick Mahomes.
Todos os jogos dos playoffs têm transmissão da ESPN e pelo sistema Game Pass, no site oficial da NFL.