Sonhando em repetir o feito de 1981, quando a geração de Zico e Júnior bateu o Liverpool, por 3 a 0, no Japão, o Flanengo interrompe as comemorações pelos títulos recentes da Libertadores e Brasileirão para pensar de vez no Mundial de Clubes.
Sediada pela primeira vez no Catar, a competição inicia nesta quarta-feira (11), reunindo sete equipes. E, antes de mirar uma revanche com o time inglês — que tem o ex-colorado Alisson como goleiro — é bom a turma de Gabigol ficar esperta com as outras atrações e possíveis adversários que terá pelo caminho.
Xavi como treinador
Às 14h30min (horário de Brasília) desta quarta, o anfitrião Al-Sadd fará o jogo inaugural tendo como grande atração seu treinador: o espanhol Xavi Hernández. Depois de encerrar a carreira no próprio clube catari na metade do ano, o ex-meia do Barcelona assumiu o comando do vestiário.
Eliminado na semifinal da Liga dos Campeões da Ásia pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, que se sagraria campeão, o Al-Sadd alcançou a vaga no Mundial por ter conquistado, ainda em abril, a Qatar Stars League. Além da taça, o time ainda teve como artilheiro da competição o atacante argelino Baghdad Bounedjah, com 39 gols. Porém, a maior estrela da equipe é o veterano meia Gabi Fernández, ex-Atlético de Madrid.
O adversário da estreia será o Hienghène, que participa da competição pela primeira vez em sua história graças ao título da Liga dos Campeões da Oceania. Curiosamente, o troféu foi erguido após vitória sobre um time do mesmo país: o Magenta, da Nova Caledônia — um arquipélago vinculado politicamente à França. Antes de viajar ao Catar, o clube se reforçou com o brasileiro Marcos Paulo, de apenas 21 anos, lateral-direito do Marília-SP.
River Plate entre os mexicanos
Como de costume, os mexicanos estarão no torneio novamente. Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, o Monterrey disputará contra o América, depois que voltar do Catar, o título do Torneio Apertura.
Treinada pelo argentino Antonio "Turco" Mohamed, a equipe tem jogadores que passaram recentemente pelo River Plate, como o goleiro Barovero, o lateral Vangioni e o atacante Rogelio Funes Mori. Com esta legião de "millonarios", o Monterrey aguarda o vencedor entre Al-Sadd e Hienghène para estrear no próximo sábado. Se vencer, poderá enfrentar o Liverpool no dia 18.
Antigo time de Jorge Jesus
Antes de ser contratado pelo Flamengo, Jorge Jesus comandou o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Quando saiu, foi substituído pelo romeno Razvan Lucescu, que, no final de novembro, levou a equipe ao título da Liga dos Campeões da Ásia, conquistado sobre o Urawa Reds, do Japão. Agora, o treinador português poderá cruzar com seu ex-clube em Doha.
Entre as estrelas do time, figuram o centroavante francês Gomis, o atacante peruano Carrillo e, é claro, o volante colombiano Cuéllar — comprado junto ao próprio Flamengo em agosto por R$ 34 milhões.
Para chegar à semifinal, eles terão pela frente, no sábado, o Espérance, da Tunísia. A equipe se sagrou bicampeã africana de forma polêmica, depois que o Wydad Casablanca se retirou de campo ao ter um gol anulado e ter sido comunicado de que o VAR não estava funcionando. Os tribunais, então, decidiram decretar a derrota dos marroquinos por W.O. No Catar, os tunisianos terão a chance de recuperar a má imagem deixada no Mundial do ano passado, quando foram eliminados pelo Al Ain, dos Emirados Árabes, nas quartas de final.
Muito mais do que Alisson
Quem acompanha o futebol europeu, sabe: o Liverpool é muito mais do que apenas o time do goleiro Alisson, eleito o melhor goleiro do mundo na última temporada. Além do jogador revelado pelo Inter e titular da Seleção Brasileira, os ingleses mantiveram as grandes estrelas que o levaram ao título da Liga dos Campeões, em junho, sobre o Tottenham. A equipe treinada pelo alemão Jürgen Klopp se caracteriza pela sólida defesa, chefiada pelo zagueiro holandês Van Dijk, e contra-ataques letais comandados pelo egípcio Mohamed Salah e pelo senegalês Sadio Mané.
Atualmente, o time lidera o Campeonato Inglês com oito pontos de distância para o segundo colocado, que é o Leicester City. Na Liga dos Campeões, conquistou a classificação às oitavas de final ao bater o Reb Bull Salzburg na Áustria. Para a participação no Mundial de Clubes, no entanto, a baixa é o volante brasileiro Fabinho, que sofreu uma lesão no tornozelo e só voltará a jogar no ano que vem.
Confira os cruzamentos:
Playoff
11/12/2019, às 14h30min - Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha
Al-Sadd x Hienghène Sport
Quartas de final
Jogo 1
14/12/2019, às 11h - Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha
Al-Hilal x Espérance
Jogo 2
14/12/2019, às 14h30min - Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha
Monterrey x Vencedor do playoff
Disputa do 5º lugar
17/12/2019, às 11h30min - Estádio Internacional Khalifa, em Doha
Entre os perdedores das quartas de final
Semifinal
17/12/2019, às 14h30min - Estádio Internacional Khalifa, em Doha
Flamengo x vencedor do Jogo 2
18/12/2019, às 14h30min - Estádio Jassim Bin Hamad, em Doha
Liverpool x Vencedor do Jogo 2
Disputa do 3º lugar
21/12/2019, às 11h30min - Estádio Internacional Khalifa, em Doha
Entre os perdedores das semifinais
Final
21/12/2019, às 14h30min - Estádio Internacional Khalifa, em Doha
Entre os vencedores das semifinais