Começa neste final de semana a decisão da Copa Seu Verardi. Às 19h de domingo (17), o Pelotas recebe o São José, na Boca do Lobo, em Pelotas, pelo jogo de ida da final. A volta está marcada para o dia 23, às 15h, no Passo D’Areia, em Porto Alegre. O site mycujoo.tv transmite ao vivo ambos os confrontos. Se for campeão, o time da capital ficará com uma vaga na Copa do Brasil. Já o da Zona Sul poderá escolher entre a Série D e a Copa do Brasil.
Na primeira fase, o Pelotas se classificou em segundo no Grupo A, com cinco vitórias em oito jogos — aproveitamento de 71%. Para chegar à decisão, o time comandado por Antônio Picoli, que substituiu o demitido Felipe Endres, em outubro, em meio à competição, passou por Cruz Alta, nas oitavas, São Borja, nas quartas, e Caxias, nas semi. Ao todo, o Pelotas, que tem o melhor ataque do torneio com 30 gols marcados, chega à final com campanha de oito vitórias, quatro empates e duas derrotas. O provável time de Picoli tem: Mateus; Jean, Negretti, Thiago Costa e Busanello; Vacaria, Mateus Santana, Wallacer e Juliano; Pablo e Giovane.
Já o São José teve melhor campanha do Grupo C, com 67% de aproveitamento. Nos mata-matas, o time comandado por Rafael Jacques — que é cotado para assumir o Remo em 2020 — passou por Novo Hamburgo, nas oitavas, Aimoré (nos pênaltis), nas quartas, e, na semifinal, eliminou o time B do Inter com direito a goleada por 8 a 1 no placar agregado.
Esta é a terceira final de Copa FGF para o São José — venceu em 2017 e foi vice em 2013, quando perdeu para o Novo Hamburgo. O provável time tem: Fábio; Marcio Lima, Rafael Goiano, Lucão e Marcelo; Diguinho, Machado e Crystopher; Rafael Tavares, Everton Júnior e Luiz Eduardo.