O clássico entre Barcelona e Real Madrid, válido pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol, foi adiado em razão da tensão na Catalunha, cenário de protestos do movimento independentista. A partida entre os dois gigantes espanhóis estava marcada para 26 de outubro e ainda não tem nova data definida.
O órgão disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou com o "adiamento do jogo previsto para o dia 26 de outubro de 2019 devido a causas excepcionais", afirmou RFEF ao anunciar a decisão nesta sexta-feira (18).
O comitê pede a Barcelona e Real Madrid que "alcancem um acordo sobre uma nova data para a partida até as 10h da próxima segunda-feira (21), ao mesmo tempo que solicita um relatório à Liga de Futebol (LaLiga) sobre o tema. Caso os clubes não cheguem a um acordo, o próprio comitê decidirá a nova data do clássico.
A Liga havia solicitado na quarta-feira (16) a inversão dos mandos de campo para que o jogo do dia 26 fosse disputado em Madri e a partida do segundo turno, em 1º de março de 2020, em Barcelona, por motivos de força maior, mas o comitê de competição rejeitou o pedido.
De acordo com a imprensa, os partidos e associações independentistas programam um grande grande protesto para 26 de outubro em Barcelona. A situação na Catalunha é muito tensa após as condenações à prisão de nove líderes independentistas, especialmente em Barcelona, cenário nas últimas noites de confrontos entre manifestantes e policiais.