A brasileira Beatriz Ferreira conquistou na madrugada deste domingo (13), o título da categoria leve (60 kg) do Campeonato Mundial de Boxe feminino, em Ulan-Ude, na Rússia. Na decisão, ela derrotou a chinesa Wang Cong, por unanimidade, com os cinco árbitros dando vitória para a baiana de 26 anos.
Muito mais agressiva em todo o combate, Bia sempre tomou a iniciativa da luta e dominou os dois rounds iniciais. Com desvantagem, Cong até buscou atacar no terceiro, mas o cansaço a impediu e quem ainda conseguiu os melhores golpes foi a brasileira.
Nascida em Salvador, Beatriz Ferreira fez parte do projeto Vivência Olímpica, em que 20 revelações de diversas modalidades conviveram com os atletas olímpicos brasileiros durante os Jogos Rio 2016. A partir do ano seguinte, disputou 25 competições e com o ouro do Mundial garantiu sua 24ª medalha.
Este ano, em Lima, tornou-se a primeira boxeadora brasileira a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Com o título conquistado na Rússia, Bia igualou o feito de Roseli Feitosa, campeã do meio-pesado (81 kg) em 2010.
Apesar do título mundial, Beatriz Ferreira ainda não está garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Para carimbar o passaporte, ela precisará ficar entre as três primeiras colocadas do Pré-Olímpico das Américas, que será realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 26 de março e 3 de abril do próximo ano.