O tenista gaúcho Diego Matos, 31 anos, atual número 343 do mundo em duplas, foi banido do esporte e condenado, nesta segunda-feira (9), a pagar multa de R$ 511 mil pela União de Integridade do Tênis (TIU) por manipulação de resultados. O processo não cabe recurso.
Diego, de 31 anos, também terá de devolver os US$ 12 mil dólares que ganhou em apostas ilegais, conforme acusação. O brasileiro foi punido por ter influenciado no resultado de 10 jogos do circuito ITF no Brasil, em Sri Lanka, no Equador, em Portugal e na Espanha.
O tenista também foi punido por falta de cooperação com as autoridades que investigavam o caso, tendo se negado a entregar seu celular para análise e apresentar comprovantes de renda. Assim, Diego Matos não poderá "disputar nem assistir a qualquer competição organizada ou reconhecida pelas autoridades" do tênis, explicou o TIU, em comunicado.
Em contato com a reportagem, o tenista negou que manipulou resultados.
— Me senti muito surpreso com a punição. Pensei que iriam pelo menos conversar comigo e olhar na minha cara. Agora, vou tentar me defender de alguma forma — disse Diego Matos.