O Campeonato Alemão, assim como o Espanhol, tem início nesta sexta-feira (16). Às 15h30min (de Brasília), o Bayern de Munique recebe o Hertha Berlin na Allianz Arena, no começo da sua caminhada em busca do oitavo título vez consecutivo. O principal rival na disputa, o Borussia Dortmund, estreia no sábado (17), às 10h30min, contra o Augsburg, também como mandante. O canal Fox Sports transmite os dois confrontos.
O time de Munique, inegavelmente, aparece com amplo favoritismo a mais uma conquista da Bundesliga. No entanto, alguns clubes tentarão acabar com a hegemonia dos bávaros. Conheça os principais candidatos:
Bayern de Munique
A equipe entra na nova temporada com mudanças significativas em seu elenco. No meio deste ano, ídolos deixaram o clube. Rafinha, atualmente no Flamengo, Robben, aposentado, e Ribéry, ainda sem futuro definido, foram embora ao final de seus contratos. Todos nomes importantes no período vencedor do Bayern. Em contrapartida, jogadores como Neuer, Boateng, Müller e Lewandowski seguem no time. Outras baixas foram o zagueiro Hummels, vendido de volta ao Borussia Dortmund, e o meia James Rodríguez, que retornou ao Real Madrid após dois anos de empréstimo.
Os principais reforços foram para o setor defensivo. Chegaram os franceses Pavard — autor do gol mais bonito da Copa do Mundo —, do Stuttgart, e Lucas Hernandez, do Atlético de Madrid. Zagueiros de origem, foram campeões do mundo na Rússia jogando nas laterais. Mais recente, o meia croata Perisic foi trazido por empréstimo da Inter de Milão.
Borussia Dortmund
A grande ameaça ao reinado do Bayern. Na última temporada, liderou boa parte do campeonato, mas viu o rival de Munique ultrapassá-lo nas rodadas finais. Agora, para tentar recuperar a hegemonia no país — que não ocorre desde 2011/2012 —, reforçou-se com peças importantes de outros clubes alemães.
O lateral-esquerdo Nico Schulz chegou do Hoffenheim, enquanto os meias Julian Brandt e Thorgan Hazard vieram de Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach, respectivamente. Além deles, o zagueiro Hummels retornou a Dortmund.
Iniciando a temporada, no primeiro encontro com o Bayern, conquistou a Supercopa da Alemanha ao vencer por 2 a 0.
RB Leipzig
O clube subiu para a primeira divisão em 2016. Em seu primeiro ano, foi vice-campeão, ficando atrás apenas do Bayern. Sua pior colocação foi um sexto lugar desde que chegou à elite. Em constante ascensão, a equipe tradicionalmente aposta em jovens.
Nesta temporada, trouxe o zagueiro Ampadu, 18 anos, por empréstimo do Chelsea, e o meia Nkunku, 21 anos, em definitivo do Paris Saint-Germain. O lateral-esquerdo brasileiro Luan Cândido, 18 anos, foi outro garoto a chegar ao time de Leipzig, sem sequer ter estreado pela equipe principal do Palmeiras.
Brasileiros na Bundesliga
Os brasileiros estão espalhados por várias ligas do mundo — e na Alemanha não é diferente. Nesta temporada, 12 atletas atuarão na elite do futebol alemão. Entre os destaques, três ex-jogadores da dupla Gre-Nal. Os laterais William, ex-Inter, e Wendell, ex-Grêmio, seguem em Wolfsburg e Bayer Leverkusen, respectivamente. Mais recente, o lateral-esquerdo Iago deixou o Beira-Rio rumo ao Augsburg.