Uma pesquisa que consultou 3,5 mil torcedores elencou, segundo 10 critérios, os maiores clubes da Inglaterra. O levantamento Grandes Clubes colocou o Manchester United no topo da lista. Liverpool e Arsenal completam o top 3.
Os critérios utilizados para determinar o tamanho dos clubes foram: total de títulos, torcida nos estádios, reputação continental, suporte mundial, temporadas na Premier League, tamanho do estádio, últimas quatro temporadas no torneio, títulos recentes, jogadores internacionais e gastos em transferências.
A Betway, responsável pela pesquisa, pediu aos torcedores que elencassem em uma escala de 0 a 10 — sendo zero o menos importante e 10 o mais — o peso de cada critério para que a pergunta-chave fosse respondida: o que leva um time a ser considerado grande?
O Manchester United, vencedor de 13 títulos da Premier League, ficou no topo ou na segunda e terceira posições em seis dos 10 critérios, incluindo os dois mais importantes: o total de títulos e torcida nos estádios. Eles não conquistam o título desde 2013, mas ainda têm 57 pontos de vantagem sobre o Liverpool na liderança da tabela.
Os campeões consecutivos lideraram três categorias - títulos recentes, performances recentes na Premier League e gastos em transferência - mas estes critérios ficaram entre os quatro menos importantes da pesquisa.
Portanto, segundo a agência "não houve viés de títulos e performances recentes nos resultados. As glórias passadas são claramente mais importantes para os torcedores do que o sucesso recente".
Confira: