O Brasil fechou o primeiro dia de provas do atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Lima com mais duas medalhas. Os dois pódios vieram na mesma prova, o lançamento do disco feminino, com Andressa Morais e Fernanda Borges, que levaram a prata e o bronze, respectivamente.
As brasileiras travaram uma batalha com as cubanas Yaimé Pérez e Denia Caballero. Com um lançamento de 65,98m, em sua segunda tentativa, Andressa quebrou o recorde sul-americano e passou a liderar. Fernanda, por sua vez, fez 62,23m, também na segunda rodada, e aparecia em terceiro, quando as oito melhores, nos três primeiros lançamentos, avançaram à disputa de medalhas.
Na final, Andressa conseguiu apenas 60,26m e queimou as outras duas tentativas. Já Fernanda obteve como melhor desempenho um 60,29m. Dessa forma, a dupla brasileira ainda seguia no pódio.
E o ouro escapou na sexta e última rodada, quando Yaimé Pérez fez 66,58m e estabeleceu um novo recorde dos Jogos Pan-Americanos.
Na final do salto em distância feminino, Elaine Martins não chegou à fase decisiva. Com 6,19m, ela foi a décima colocada da etapa classificatória. Favorita da prova, a colombiana Caterine Ibargüen amargou um quinto lugar, com 6.54m. O ouro foi de Chantel Malone, das Ilhas Virgens, que saltou 6,68m. A norte-americana Ketura Orji e a jamaicana Tissna Hicking completaram o pódio.
Outro recorde do Pan quebrado foi o da canadense Natasha Wodak, vencedora dos 10 mil metros feminino, com 31min55seg17. A mexicana Risper Biyaki e a também canadense Rachel Cliff levaram prata e bronze, respectivamente. A brasileira Tatiele de Carvalho não fez uma boa prova e chegou em nono, com 6min02seg45 de desvantagem para a campeã.