O Athletico-PR goleou o Shonan Bellmare por 4 a 0, em Hiratsuka, no Japão, e conquistou a Copa Levain — antiga Copa Suruga. Os gols foram marcados por Rony, Braian Romero e dois ex-jogadores da dupla Gre-Nal: Marcelo Cirino e Thonny Anderson. Foi o primeiro título intercontinental do clube paranaense, que se credenciou a disputar a taça contra o campeão da Liga Japonesa graças ao título da Copa Sul-Americana no ano passado. A disputa desta quarta-feira (7) fez com que a partida contra o Grêmio, pelas semifinal da Copa do Brasil, fosse adiada para o dia 14.
O time brasileiro pressionou por todo o primeiro tempo, mas quem balançou as redes foi o clube da casa. Aos 36 minutos, o atacante turco Ömar Tokac acertou o ângulo do goleiro Santos, mas o gol acabou invalidado por impedimento. O susto fez o Athletico-PR acordar e, aos 40, dois ex-colorados construíram a abertura do marcador: o volante Wellington cruzou na cabeça de Cirino, que estufou a rede japonesa.
Na volta do intervalo, logo aos 10 minutos, Rony acertou um belo chute, indefensável para o goleiro Matsubara. Em vantagem, o técnico Tiago Nunes começou a mexer, colocando na vaga do goleador Marco Ruben o ex-gremista Thonny Anderson. E foi justamente ele quem, aos 17, fez 3 a 0, completando passe de Cirino.
Os japoneses se jogaram ao ataque, mas criaram espaços para contragolpes. Assim, aos 38, Thonny Anderson lançou o argentino Braian Romero que, na saída do goleiro, decretou a maior goleada da história do torneio: 4 a 0. Como premiação pelo título, além do troféu erguido pelo capitão Lucho González, o Athletico-PR ganhará US$ 900 mil (R$ 3,5 milhões).