A Coreia do Sul vai enfrentar a Coreia do Norte nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022, depois dos dois países terem sido incluídos por sorteio nesta quarta-feira no mesmo grupo H, enquanto que velhos rivais como Irã e Iraque também caíram na mesma chave (C).
As equipes vão se enfrentar duas vezes na segunda fase das eliminatórias asiáticas, que acontecem de setembro de 2019 a junho de 2020.
A Coreia do Sul é uma das melhores seleções asiáticas e teoricamente é grande favorita diante da Coreia do Norte, mas as partidas entre os vizinhos da península têm tudo para ser especiais.
Após o sorteio realizado na sede da Confederação Asiática de Futebol em Kuala Lumpur, o técnico da Coreia do Sul, Paulo Bento, afirmou que enfrentar a Coreia do Norte não tem "nada de especial". "Para nós, é um esporte e o objetivo é conseguir a classificação", disse ele à AFP.
"A mensagem que eu compartilharia com os jogadores é que quando jogarmos contra a Coreia do Norte devemos ter por ela o mesmo respeito que teremos pelas outras equipes que enfrentarmos", explicou o português.
As relações esportivas desempenharam um papel importante na reaproximação diplomática entre os dois países.
No ano passado, as duas Coreias haviam decidido ter sua primeira equipe olímpica unificada por ocasião dos Jogos de Inverno de 2018.
Irã e Iraque, uma das maiores rivalidades, dentro e fora do campo, também estão no mesmo grupo.
Os vencedores de cada chave e os quatro melhores segundos colocados (12 países no total) se classificam para a terceira fase das eliminatórias asiáticas para o Mundial do Catar em 2022.
-- Grupos das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2022:
Grupo A: China, Síria, Filipinas, Maldivas, Guam
Grupo B: Austrália, Jordânia, Taiwan, Kuwait, Nepal
Grupo C: Irã, Iraque, Bahrein, Hong Kong, Camboja
Grupo D: Arábia Saudita, Uzbequistão, Palestina, Iêmen, Singapura
Grupo E: Bangladesh, Omã, Índia, Afeganistão, Catar
Grupo F: Japão, Quirguistão, Tajiquistão, Birmânia, Mongólia
Grupo G: Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Tailândia, Malásia, Indonésia
Grupo H: Coreia do Sul, Líbano, Coreia do Norte, Turquemenistão, Sri Lanka
* AFP