A torcida do Peru já toma conta dos bares e ruas nas proximidades da Arena do Grêmio para o primeiro jogo da Copa América em Porto Alegre, na tarde deste sábado (15). Diversos torcedores estão reunidos desde o final da manhã com camisetas da seleção, bandeiras e tambores. Há redes de televisão do país e outros veículos de imprensa já presentes no local.
Por volta das 11h, Andres Rojas, 38 anos, já tomava cerveja em um bar com amigos. Peruano, ele mora em Curitiba, no Paraná, onde trabalha como vendedor. Partiu na noite de sexta-feira (14) da cidade de carro, com três amigos, até Porto Alegre. Em solo gaúcho, juntou-se a outros conhecidos peruanos.
— Esperamos um 2 a 0 para nós. Os gols vão ser de Guerrero e Cueva — cravou o peruano.
A maior parte das camisetas são exatamente com o nome do centroavante do Internacional - a grande aposta do país para fazer gols nos adversários.
Outra cena que chama a atenção nas proximidades da Arena é a torcida organizada "Imperio Blanquiroja", que reúne torcedores do Peru espalhados pelo mundo. Havia faixas do núcleo de peruanos de Toronto e Montreal, no Canadá, e também da Suécia.
A organizada foi a responsável por agitar a manhã deste sábado no bairro Humaitá. Os torcedores chegaram a reunir crianças moradoras do bairro para que elas tocassem os instrumentos com eles.