Após o último treinamento antes do jogo contra Honduras, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva na sala de conferências do Estádio Beira-Rio, na noite deste sábado (8). O comandante da Seleção Brasileira confirmou David Neres como substituto de Neymar na partida deste domingo (9), às 16h, no estádio colorado, e falou sobre o sentimento de retornar a Porto Alegre.
— Uma satisfação enorme. Eu fui muito bem recebido aqui no Inter, quando fui treinador. Quando eu chutei a bola dentro do gol, eu lembrei do gol de Nilmar na Copa Sul-Americana. Quando pediram para abrir os portões, a gente pensou duas vezes. Em treinamentos com a presença do torcedor, sempre há mais distrações. Porém, como era por uma boa causa, de arrecadar alimentos, a gente decidiu liberar. No vestiário, eu conversei com os jogadores e pedi que ele se concentrassem. No fim, deu tudo certo — comentou.
A permanência de Gabriel Jesus como titular também foi abordada na coletiva. Mesmo com Firmino à disposição, a opção do treinador foi pelo atacante do Manchester City, por questão física.
— Antes e no fim do treinamento eu falei com o Firmino. Nesta competição entre eles, o titular é o Firmino, hoje. Amanhã eu não sei. Comentei com ele que, se eu iniciasse com ele amanhã, e ele se machucasse, o incompetente seria eu. Mesmo ele tendo participado de 60 minutos da final da Liga dos Campeões, ainda existe um processo de recuperação — ressaltou.
Sobre a convocação de Willian, o treinador contou os bastidores da ligação para o atleta, que estava de férias em Israel.
— Assim como aconteceu com o Daniel Alves, eu procurei fazer o contato por vídeo. Eu gosto de ver na pessoa se ela está disposta a se juntar à Seleção. O Edu fez a ligação e eu pedi que houvesse imagem. Perguntei para ele como ele estava e disse que precisava de um jogador com as características dele. Ele disse que já estava de malas prontas. O Willian veio de coração de aberto, e isso é muito importante — revelou.
Para a Copa América, o substituto de Neymar ainda é um mistério. E pelo o que Tite disse em sua coletiva, vai seguir desta forma até o início da competição.
— Não tem definição. O campo falará. Pode ser um jogador com características semelhantes ou pode ser com o Gabriel Jesus e Firmino juntos. Pode ser com o Paquetá do lado. Tomara que eu tenha a lucidez de escolher a melhor opção — comentou.
Sem poder contar com Neymar na Copa América, Tite foi questionado se existia o sentimento de alívio, já que não seria mais necessário conviver com o processo extra-campo do jogador na concentração da Seleção Brasileira.
— O sentimento é de preocupação com o lado humano. Além disso, a lástima de não ter o terceiro melhor jogador do mundo. Na minha opinião, ele só está atrás de Messi e Cristiano Ronaldo. O único atleta que se compara a ele é o Hazard. Porém, o Neymar executa melhor e mais rápido as jogadas — comentou.
Sem Neymar, cobrador oficial das bolas paradas e dos pênaltis. Tite falou a ordem de batedores da Seleção para a disputa da competição Sul-Americana.
— Os batedores oficiais na ordem são: Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Daniel Alves. Todos tem um ótimo aproveitamento e vamos trabalhar ainda mais — projetou.
Tite encerrou a entrevista coletiva com uma mensagem de apoio ao grupo da Seleção Brasileira feminina que está na França, para a disputa da Copa do Mundo. O treinador, que disputou no ano passado a competição na Rússia, falou sobre os sentimentos que existe durante o período do torneio.
— Há um peso e há um prazer indescritível. É uma pressão que existe, porém é uma pressão de estar em uma grande competição. O Vadão foi meu preparador físico na portuguesa. Tenho muito carinho e gratidão por ele. Estarei na torcida para a Seleção Brasileira — finalizou.