O Peru venceu a Bolívia nesta terça-feira (18) por 3 a 1, de virada, no Estádio Maracanã, no jogo de abertura da segunda rodada da fase de grupos da Copa América. Na mesma chave do Brasil, a seleção peruana chega a quatro pontos, enquanto os bolivianos seguem na lanterna, sem somar até o momento.
Os primeiros gols da partida foram marcados por Marcelo Moreno, ex-Grêmio, e Paolo Guerrero, centroavante do Inter.
A seleção boliviana abriu o placar de pênalti. Em participação confusa da arbitragem, inicialmente foi marcada a penalidade para a Bolívia após a bola bater no braço do zagueiro peruano Zambrano. Depois, o árbitro recuou e acatou a marcação do bandeirinha, que assinalou impedimento no lance inicial. Em seguida, na revisão do VAR, foi confirmado o pênalti. Aos 27 minutos, Moreno bateu rasteiro no canto direito e marcou.
Já no fim da primeira etapa, a seleção peruana empatou com gol de Guerrero. Após Saavedra perder a bola no meio do campo, Cueva lançou em profundidade para o jogador do Inter, que deu uma meia-lua na saída do goleiro Lampe e finalizou para o fundo do gol.
A virada aconteceu no começo do segundo tempo, aos nove minutos. Na esquerda, Guerrero cruzou para a área, e Farfán marcou de cabeça. Já nos acréscimos, Flores fechou o placar ao bater de cobertura na entrada da área.
A segunda etapa também teve lances polêmicos. Os bolivianos pediram cartão amarelo para Guerrero — que levaria o segundo no jogo — e cobraram a marcação de mais um pênalti. No quarto lugar do Grupo A, a Bolívia estreou com derrota por 3 a 0 para o Brasil. Já o Peru empatou com a Venezuela por 0 a 0.