Em uma repetição da decisão do Masters de Indian Wells, nos Estados Unidos, o austríaco Dominic Thiem derrotou o suíço Roger Federer, por 2 a 1, parciais de 3/6, 7/6 (11) e 6/4, em duas horas e 10 minutos de confronto válido pelas quartas de final do Masters de Madri, na Espanha.
Tricampeão do torneio no saibro espanhol, Federer começou o jogo com muita autoridade e fechou o set inicial sem muitas dificuldades, cometendo apenas cinco erros não forçados, contra 11 do rival.
Na segunda parcial, o ex-número 1 do mundo não conseguiu se impor. Porém, salvou a única chance de quebra favorável ao austríaco e levou a disputa para o tie-break. No desempate, Federer abriu 3 a 0, mas errou um forehand e permitiu a Thiem retornar ao jogo. Logo depois, o austríaco evitou dois match-points, fechou em 13 a 11 e igualou a partida.
O desgaste pesou contra Roger Federer no terceiro set. Depois de evitar um break no game inicial, ele não evitou a quebra no terceiro e viu o austríaco tomar conta do jogo. Porém, quando tudo parecia perdido, o suíço obteve o empate no oitavo game (4/4). Quando sacou para assumir a liderança, o suíço voltou a ser quebrado, após uma grande devolução de winner de Dominic Thiem, que não desperdiçou a chance na sequência para garantir a segunda vitória seguida sobre o suíço, a quarta em seis confrontos.
Agora, na semifinal, Thiem vai encarar o atual número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, que sequer precisou entrar em quadra nesta sexta-feira (10) para avançar às semifinais. Seu adversário, o croata Marin Cilic, sofreu uma intoxicação alimentar e desistiu do jogo.