O Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), organizador da 36ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, envolveu-se em uma polêmica Gre-Nal nesta terça-feira (28). Disponibilizado no site oficial do evento, o mapa com o trajeto exibe pontos onde os corredores podem se hidratar, algo comum em provas deste tipo. O problema é que um dos postos estava descrito como "Mazembe". O assunto se espalhou por grupos de WhatsApp e, no final da tarde desta terça-feira, foi atualizado. Agora, é descrito como "no encontro da Av. Beira-Rio com a Padre Cacique".
O local em questão fica localizado no viaduto Abdias do Nascimento, na Av. Pinheiro Borda. Inaugurada em 2014 pela prefeitura, a estrutura tem formato de um enorme "M". Com vista para o Estádio Beira-Rio, o lugar foi apelidado por torcedores gremistas de "viaduto do Mazembe". A brincadeira faz referência ao time congolês, que em 2010 derrotou o Inter na semifinal do Mundial de Clubes.
A prova está prevista para iniciar às 7h de domingo, com largada e chegada no Jockey Club de Porto Alegre (Av. Diário de Notícias, 750). A expectativa é de que até 10 mil corredores participem da corrida, sendo 4,5 mil na prova principal, de 42 quilômetros.
Na noite desta terça-feira, a organização do evento divulgou uma nota pedindo desculpas ao Inter e aos seus torcedores.
Confira:
"A organização da 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre vem respeitosamente por meio desta pedir desculpas ao Sport Club Internacional e seus torcedores que se sentiram de alguma forma ofendidos por um equívoco na divulgação de um card referente a hidratação do evento.
Informamos que tão logo tomamos conhecimento do mesmo, corrigimos e atualizamos em nosso site."