Um jogo incrível definiu nesta quarta-feira (17) o retorno do Tottenham à semifinal da Liga dos Campeões depois de 57 anos. No Etihad Stadium, os Spurs perderam por 4 a 3 para o Manchester City, mas avançaram ao próximo mata-mata da competição por causa do saldo de gols marcados fora de casa — a partida de ida havia terminado 1 a 0 para o time de Londres, que agora vai enfrentar o Ajax na briga por uma vaga na final.
Cinco dos sete gols do confronto ocorreram nos primeiros 21 minutos da partida. Aos quatro, Sterling recebeu de De Bruyne e abriu o placar. O Tottenham precisou de apenas dois minutos para virar a partida. Aos sete, Heung-Min Son aproveitou falha de Laporte e empatou. Aos 10, o sul-coreano se beneficiou de outro erro de Laporte e fez o segundo. Mas não deu tempo nem de comemorar. Aos 11, o português Bernardo Silva empatou o jogo e, aos 21, Sterling virou para o Manchester City.
O placar de 3 a 2 do primeiro tempo dava a classificação para o Tottenham. Na segunda etapa, Agüero marcou o quarto para o time de Guardiola, placar que colocava o City nas semifinais. Aos 28, foi a fez de o VAR (não) entrar em ação. Após cobrança de escanteio, o zagueiro espanhol Llorente desviou com o cotovelo e com a perna e venceu o goleiro Ederson. O árbitro turco Cüneyt Çakir consultou o VAR, mas não anulou o gol da classificação do Tottenham. Já nos acréscimos, o VAR anulou um gol ilegal de Sterling.
Os Spurs avançaram para sua segunda semifinal de Liga dos Campeões — a primeira foi na temporada 1961/1962, quando o time foi eliminado por 4 a 3 no placar agregado pelo campeão Benfica, de Eusébio. Para o confronto com o surpreendente Ajax, que passou por Real Madrid e Juventus, o time do técnico argentino Mauricio Pochettino não poderá contar com Son, suspenso. As semifinais ocorrem entre 30 de abril e 7 de maio.
MANCHESTER CITY
Ederson; Walker, Kompany, Laporte e Mendy (Sané); De Bruyne, Gundogan e David Silva (Fernandinho); Sterling, Aguero e Bernardo Silva T.: Pep Guardiola.
TOTTENHAM
Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen e Rose (Sanchez); Sissoko (Llorente), Wanyama, Dele Alli, Eriksen e Lucas Moura (Davies); Son T.: Mauricio Pochettino.
ARBITRAGEM
Cuneyt Cakir, auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun (trio turco).
GOLS
Sterling, aos 4 e aos 21, Bernardo Silva, aos 11 do primeiro tempo, e Aguero, aos 13 do segundo tempo (M); Son, aos 7 e aos 10 do primeiro tempo, e Llorente, aos 28 do segundo (T).
Liverpool vence de novo
O Porto não havia perdido nenhum jogo em casa nesta Liga dos Campeões. Mas também não havia enfrentado o Liverpool em Portugal. Nesta quarta-feira (17), os ingleses voltaram a vencer os portugueses, desta vez por 4 a 1 no Estádio do Dragão e avançaram com tranquilidade à semifinal para enfrentar o Barcelona.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, Mané abriu o placar para o Liverpool. Foi o 13° gol do senegalês nos últimos 16 jogos. No segundo tempo, os Reds ampliaram com Salah, e o Porto descontou com o brasileirão Éder Militão. Ainda deu tempo e Firmino e Van Dijk transformarem a vitória em goleada: 4 a 1 (6 a 1 no agregado) e Liverpool entre os quatro melhores da Europa pela segunda temporada consecutiva.