O Brasil começou com vitória o primeiro dia de jogos do Zonal Americano I da Fed Cup, competição feminina de tênis equivalente à Copa Davis. Nas quadras de saibro do Club Campestre, em Medellín, na Colômbia, a equipe brasileira derrotou o Chile e largou bem no Grupo B da seletiva continental, que ainda tem Argentina e Porto Rico.
No primeiro jogo desta quarta-feira (6), Carolina Meligeni Alves venceu Fernanda Brito por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3, em 2h16min de disputa. Número 347 no ranking mundial da WTA, a sobrinha do ex-jogador Fernando Meligeni fez sua estreia em partidas de simples na competição.
Logo depois, foi a vez de Bia Haddad Maia, 172ª do mundo e melhor jogadora do país, entrar em ação contra Daniela Seguel, 305ª da WTA. Vitória tranquila para Bia em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/2 em 1h27min de jogo.
Com o triunfo assegurado contra as chilenas, Bia ainda voltou a atuar na partida de duplas, ao lado de Luisa Stefani. Com parciais de 6/4, 5/7 e 6/3, elas venceram Barbara Gatica e Alexa Guarachi e fecharam a série em 3 a 0.
Nesta quinta (7), as brasileiras enfrentarão as porto-riquenhas, que estrearam perdendo para as argentinas por 2 a 1. O principal nome de Porto Rico é Monica Puig, atual campeã olímpica e número 58 do ranking. O time caribenho ainda conta com Lauren Anzalotta Kynoch, Erika Barquero e Maria Cecilia Aguiar.