Como um dos melhores jogadores da atualidade, o nome de Neymar está sempre envolvido em especulações, críticas e comentários sobre sua vida pessoal. Em entrevista à emissora francesa Canal +, o craque analisou momentos recentes, principalmente as críticas sobre seus "exageros" fora de campo e o comportamento na Copa do Mundo, quando foi acusado de simular faltas.
— A crítica foi interessante. A partir do momento que você não ganha, a crítica vem pelo lado negativo. Sofri muitas faltas na Copa, todas foram faltas se vocês pegarem os lances. Não simulei em momento nenhum, apenas sofri a falta. Se a marcação foi dura é porque tinha que ser dura. Se me deixar sozinho, vou fazer acontecer algo para a minha equipe.
— Sofri críticas que não concordo, mas respeito. Hoje se fala muito, mas é porque é o Neymar. Tudo com o Neymar é o dobro, as notícias vão ser maiores, seja positiva ou negativa, e eu tenho que saber lidar com a situação — completou.
O jogador do PSG também falou sobre o boato de que teria usado drogas no Ano-Novo, quando esteve no Brasil. Ao comentar o que chamou de "invenção", Neymar ressaltou seu amadurecimento diante de todos os comentários que são feitos a seu respeito:
— Meu nome envolve muita coisa, hoje dá muita notícia. Ultimamente estão inventando muitas coisas com meu nome. No Réveillon, inventaram que eu estava usando droga. A galera acha que eu ultrapasso o limite. Eu sou um atleta de alto nível. Eu sou um pouco maluco, mas não sou tão maluco a ponto de fazer essa burrice. Mas ao mesmo tempo fico contente. Se falam do meu nome, falam de mim, é porque minha qualidade é grande, é porque sou um dos melhores. Mantenho a calma, a paciência. Estou mais maduro para aguentar qualquer tipo de situação — completou.
Questionado por Ganso, seu ex-companheiro no Santos, sobre uma possível transferência ao Real Madrid, o atacante negou que haja conversas com o clube espanhol:
— Especulações existem a qualquer momento com meu nome. Desde quando me tornei profissional, sempre teve especulações, de sair, outros clubes, mas nada concreto. A partir do momento que tiver algo concreto, falarei com todos. Sou homem para assumir essas coisas e sou bem claro quanto a isso também.