As autoridades francesas confirmaram o desaparecimento do avião em que transportava o jogador argentino Emiliano Sala na noite desta segunda-feira (21). A aeronave ia da França para o País de Gales.
No último sábado (19), o atacante, que fez sua carreira jogando na França, tornou-se a maior contratação da história do clube galês Cardyff City. Sala vivia uma das melhores fases de sua carreira.
Trajetória na França
Sala foi contratado pelo Bordeaux, em 2010, para integrar as divisões de base do clube francês. A partir daí, começou sua jornada no país. Passou por Niort e Caen, até chegar no Nantes em 2015. Nos Canários, participou de 117 jogos, com 42 gols marcados.
Despedida
O Nantes suspendeu os treinamentos desta terça-feira (22), assim como a partida que jogaria, nesta quarta-feira (23), contra o Sannois Saint-Gratien. Antes de viajar, Sala publicou em seu Instagram uma foto com os ex-companheiros, com a legenda que dizia: "A última. Adeus".
— Ele era um menino educado, gentil e adorável. Era muito respeitoso, muito cortês. Agora, penso em sua família e todos os seus amigos. Ainda espero que isso não tenha acabado, que ele esteja em algum lugar, que ele ainda venha para cá — disse Waldemar Kita, presidente do Nantes, ao "Daily Mail".
Superou argentinos em números
Até novembro de 2018, o atacante tinha feito 11 gols no Campeonato Francês, superando, no mesmo período, Messi, com nove gols no Espanhol, Agüero, com oito gols na Premier League, e Icardi e Higuaín, com sete e cinco gols, respectivamente, na Série A. Sala, porém, nunca foi convocado para a seleção argentina. Nesta temporada, vivia uma das melhores fases da carreira. Marcou 12 gols em 19 jogos pelo Campeonato Francês.
Maior contratação do Cardiff
O Cardiff pagou 15 milhões de libras (R$ 72 milhões) por sua contratação: a maior de toda a história do clube. Leicester, Burnley, West Ham e Everton também tinham interesse no atleta. O treinador do Cardiff, Neil Warnock, em dezembro, foi até a França para conferir de perto o atacante. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o técnico ficou impressionado com a habilidade e potencial ofensivo do argentino. Em suas primeiras palavras como jogador do clube galês, Sala se disse muito feliz.
— Estou muito feliz de estar aqui. Me dá muito prazer e eu não vejo a hora de começar a treinar, conhecer meus novos companheiros e trabalhar. Para mim é especial (ser a maior contratação do Cardiff). Não vejo a hora de poder dar tudo que eu sei — disse, ao site oficial do clube.
As buscas para encontrar o avião estão sendo feitas com o auxílio de dois helicópteros e um barco, segundo a polícia de Guernesey.