O paranaense Peterson Crisanto, de 26 anos, é a primeira novidade confirmada na seleção brasileira que disputará a elite do surfe mundial de 2019. Ele garantiu uma das dez vagas com a classificação às oitavas de final do Hawaiian Pro nesta quinta-feira (15). O havaiano Seth Moniz também conseguiu esse feito no confronto seguinte e mais seis brasileiros também avançaram. A segunda metade da terceira fase foi adiada.
Peterson Crisanto estava em último na sua bateria e arriscou tudo na onda que pegou nos minutos finais, mandando duas manobras explosivas para igualar a maior nota do Hawaiian Pro esse ano. Com o 8,93 recebido dos juízes, o paranaense pulou para o primeiro lugar e o catarinense Willian Cardoso que estava vencendo, passou para segundo. Quem acabou sendo eliminado foi o havaiano Benji Brand.
Mais sete brasileiros ainda vão disputar a segunda metade da terceira fase, que vai abrir o próximo dia de boas ondas em Haleiwa Beach. A primeira será a da estreia do potiguar Italo Ferreira no Hawaiian Pro.