De fora dos amistosos contra Arábia Saudita e Argentina, o meia-atacante Douglas Costa voltou a aparecer entre os convocados da Seleção Brasileira. O ex-jogador do Grêmio, hoje na Juventus, havia sido "punido" pelo técnico Tite depois de ter cuspido em adversário, durante partida contra o Sassuolo pelo Campeonato Italiano.
— Não falei com ele ainda porque é um assunto que vou tratar particularmente. É constrangedor. Tem que olhar olho no olho, tirar a mesa da frente. É uma relação de homem - revelou o comandante nacional em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.
Além de Douglas Costa, o goleiro Alisson (ex-Inter) é o único gaúcho presente na lista dos 23 atletas chamados para os amistosos contra Uruguai e Camarões. Também foram lembrados os volantes Arthur e Walace, que foram revelados no Grêmio, mas são naturais de Goiânia e Salvador, respectivamente.
Desta vez, nenhum jogador de Grêmio ou Inter foi chamado. Ao lado de Edu Gaspar e Sylvinho, Tite explicou que a comissão técnica optou por não convocar nenhum jogador de clube brasileiro (com exceção do zagueiro Dedé), para não desfalcar as equipes durante o Brasileirão.
— Traz prejuízo ao atleta, à entidade, à Seleção. Procuramos retirar esses problemas, porque eles afetam. Será que o Paquetá não vindo ele seria vendido, nos termos comerciais, pelo valor que foi? Se eu tivesse mais tempo com ele, será que não estaria no time titular? A integridade física do atleta pode ser afetada. Estamos buscando soluções para isso - concluiu o treinador.