O acidente de helicóptero que deixou a cidade de Leicester de luto, no último sábado (27), poderia ter proporções maiores. De acordo com o jornal inglês The Guardian, a habilidade do piloto Eric Swaffer evitou que a queda da aeronave do dono do Leicester tivesse um número maior de mortos.
O helicóptero que transportava o bilionário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha caiu ainda no estacionamento do estádio do clube inglês, logo após a partida entre Leicester e West Ham — que acabou empatada em 1 a 1. Todas as cinco pessoas a bordo morreram.
Testemunhas ouvidas pela publicação dizem que o Swaffer conseguiu mudar a direção da aeronave para uma área vazia na saída do estádio. Inicialmente, ela cairia em cima de algumas casas perto do King Power Stadium.
— Não me surpreende que ele tenha feito tudo o que foi possível para salvar vidas e feito todo o possível para evitar algo pior nos momentos finais. Ele era uma pessoa incrível e muito focado quando estava voando — disse Lucie Morris-Marr, amiga de Swaffer, em entrevista à agência de notícias AP.
Além de Eric Swaffer e Vichai Srivaddhanaprabha, morreram no acidente a co-pilota e mulher de Eric Swaffer, Izabela Roza Lechowicz, e dois membros da equipe de Vichai, Nursara Suknamai e Kaveporn Punpare.
A AAIB (Agência de Investigação de Acidentes Aéreos) informou ter encontrado a caixa preta da aeronave. O órgão disse estar reunindo evidências. Os destroços do helicóptero devem ser levados pela polícia local até o final de semana para um exame mais detalhado.
Os jogadores do Leicester compareceram nesta segunda-feira (29) ao local do acidente para prestar homenagem ao dono do clube. Vestidos de preto, eles acompanharam a família de Srivaddhanaprabha na cerimônia.