A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória no Campeonato Mundial. Na madrugada deste sábado (29), o Brasil levou a melhor sobre Porto Rico por 3 sets a 0 (27/25, 25/12 e 25/7), na Hamamatsu Arena, no Japão. Em busca de seu primeiro título mundial, o time comandado por José Roberto Guimarães voltará à quadra à 1h40min (horário de Brasília) da madrugada desse domingo (30) contra República Dominicana.
Com 13 acertos (nove de ataque, três de bloqueio e um de saque), a ponteira Fernanda Garay foi maior pontuadora do confronto. A jogadora gaúcha falou sobre a vitória e o apoio da torcida, já que Hamamatsu, que abriga uma comunidade de quase 10 mil brasileiros é considerada "a capital brasileira no Japão".
— Começamos com o pé direito, mas sabemos que temos um longo caminho pela frente e um desafio por dia. Fico feliz por iniciarmos a competição com essa vitória importante e sabemos que todos os resultados contarão para a classificação geral. Além disso, é muito bom voltar ao Japão que é um país que amo e admiro. Recebemos bastante calor humano, ainda mais em Hamamatsu que tem muitos brasileiros — disse a campeã olímpica em Londres-2012.
Outro destaque na vitória foi a central Carol, que conseguiu uma longa e eficiente sequência de saques no terceiro set (o Brasil chegou a vencer a parcial por 15 a 0).
— Lembro de uma partida da Superliga na qual saquei bastante, mas não chegou a 15 saques como hoje. Isso é fruto de muito treinamento e a comissão técnica está dando muito enfoque no saque. O primeiro jogo sempre tem muita ansiedade, mas aos poucos conseguimos colocar o nosso ritmo para sairmos de quadra com uma boa vitória — explicou a jogadora que atua no meio da rede.