O domingo de Dia dos Pais em Teahupo'o, no Taiti, teve festa brasileira: passados os dois dias de espera para o início da etapa do Circuito Mundial, que foi adiado graças às condições não favoráveis das ondas, tanto Gabriel Medina quanto Ítalo Ferreira venceram em suas baterias.
O surfista de Maresias dominou a bateria brasileira na etapa, que também contava com Wiggolly Dantas e Tomas Hermes. O mar de Teahupo'o já é velho conhecido de Gabriel Medina, que foi campeão da etapa em 2014 e também coleciona dois vices nos anos de 2015 e 2017.
Após um tubo logo no início e um aéreo, Medina totalizou 15,16 pontos, seguido pelos 9,20 de Wiggolly (com dois pequenos tubos) e 2,56 de Hermes.
Após a vitória, Gabriel Medina comemorou a chance de surfar em Teahupo'o e falou sobre seu desempenho. Embarcando na onda do feriado de Dia dos Pais no Brasil, o surfista aproveitou para agradecer pela presença do pai Charles Medina como seu treinador.
— Eu adoro surfar aqui. Não importam as condições, é sempre divertido. Estamos buscando os tubos, mas com essas condições achei que o aéreo também poderia receber uma boa pontuação. (...) É muito bom estar com o meu pai aqui. Ele está sempre me apoiando, é muito importante. Feliz Dia dos Pais para todos no Brasil — disse Gabriel Medina.
Ítalo Ferreira se recupera a tempo e vence bateria em Teahupo'o
Foram duas semanas entre o machucado no pé de Ítalo Ferreira e a etapa de Teahupo'o, mas o surfista brasileiro não só conseguiu se recuperar, como também venceu na bateria contra o brasileiro Miguel Pupo e o havaiano Sebastian Zietz. O surfista potiguar terminou a bateria na liderança, com 14,84, seguido por Zietz (12,17) e Pupo (8,76).
— Foi uma semana louca. Eu mal estava conseguindo andar, mas está dando tudo certo. Tenho que agradecer aos caras que me ajudaram na recuperação. Ainda não estou 100%, estava há alguns dias sem surfar. Então, tentei aproveitar ao máximo — disse Ítalo.
Primeiro brasileiro a entrar na água, Ian Gouveia fica em segundo na bateria
Ian Gouveia foi o primeiro brasileiro a cair nas águas de Teahupo'o neste domingo, mas não venceu como seus compatriotas Medina e Ítalo. Na bateria com o sul-africano Jordy Smith e o havaiano Ezekiel Lau, o brasileiro terminou em segundo, somando 8,60 pontos. Lau levou a melhor com 11,23 e Jordy ficou com 7,70.
Filipe Toledo e Julian Wilson caem na água ainda neste domingo
As expectativas são grandes para a estreia do líder e více-lider mundiais, FIlipe Toledo e Julian Wilson, ainda neste domingo em Teahupo'o. O prazo da etapa, que é a sétima do Circuito Mundial, se estende até o dia 21 de agosto. Os surfistas visam classificação na primeira fase, em que os vencedores das baterias avançam diretamente à terceira rodada. Os demais atletas disputam a repescagem na segunda fase.
Confira os resultados das baterias:
1 - Wade Carmichael (AUS) 12,23; Jeremy Flores (FRA) 10,00; Joan Duro (FRA) 8,20
2 - Jordy Smith (AFS) 7,70; Ezekiel Lau (HAV) 11,23; Ian Gouveia (BRA) 8,60
3 - Ítalo Ferreira (BRA) 14,84; Sebastian Zietz (HAV) 12,17; Miguel Pupo (BRA) 9,63
4 - Gabriel Medina (BRA) 15,16; Tomas Hermes (BRA) 2,56; Wiggolly Dantas (BRA) 9,20
5 - Julian Wilson (AUS), Joel Parkinson (AUS) e Mateia Hiquily (TAH)
6 - Filipe Toledo (BRA), Yago Dora (BRA) e Tikanui Smith (TAH)
7 - Willian Cardoso (BRA), Frederico Morais (POR) e Michael February (AFS)
8 - Michel Bourez (TAH), Kanoa Igarashi (JAP) e Keanu Asing (HAV)
9 - Mikey Wright (AUS), Adriano de Souza (BRA) e Matt Wilkinson (AUS)
10 - Griffin Colapinto (EUA), Kolohe Andino (EUA) e Patrick Gudauskas (EUA)
11 - Owen Wright (AUS), Adrian Buchan (AUS) e Jessé Mendes (BRA)
12 - Conner Coffin (EUA), Michael Rodrigues (BRA) e Connor O´Leary (AUS)