Vivemos em uma guerra de narrativas. Ou seja, a tentativa de usar recortes da realidade para a construção de uma hegemonia no imaginário das pessoas. Entretanto, aqueles que se surpreendem com isso nunca viram algo que acontece no nosso Estado com um dos nossos maiores bens culturais: o Gre-Nal. No caso, a definição do que viria a ser o "Gre-Nal do Século".
Sabemos o que comumente chamamos de Gre-Nal do Século: a vitória de virada do Inter sobre o Grêmio por 2 a 1, em fevereiro de 1989, válida pela semifinal do Brasileirão de 1988. Aquele jogo, dadas as circunstâncias, foi considerado o jogo mais importante do século entre as duas equipes. Porém, como citado antes, as narrativas sobre a realidade estão sempre em disputa. A premissa de que a história é contada pelos vencedores também se aplica ao futebol.
Por exemplo, para os gremistas, o Gre-Nal do Século aconteceu 54 anos antes, em 1935. O Gre-Nal em questão decidiu o campeonato citadino, que levava o nome de Campeonato Farroupilha, porque celebrava os 100 anos da Guerra dos Farrapos. O Grêmio venceu por 2 a 0 e levou o título que festejava uma das datas mais importantes da história do Rio Grande do Sul. Mais: foi a partida de despedida de um dos maiores nomes do clube: o goleiro Eurico Lara, o craque imortal.
As narrativas seguem em disputa até hoje. No século XXI, para os colorados, o Gre-Nal do Século é o 4 a 1 aplicado no rival em setembro de 2008, que enterrou as chances do Grêmio ser campeão brasileiro naquele ano. Para os gremistas, não há qualquer dúvida sobre qual é o Gre-Nal do Século: os 5 a 0 de agosto de 2015, considerado por muitos o alicerce do ciclo vitorioso vivido pelo Grêmio desde então — e a pavimentação da queda do Inter para Série B no ano seguinte.
Contudo, o "verdadeiro Gre-Nal do Século (XXI)" poderá acontecer no próximo dia 9 de setembro, no Beira-Rio. De maneira inédita na fórmula de pontos corridos, a Dupla se enfrentará almejando o mesmo propósito: o título nacional.
É claro: poderemos afirmar categoricamente se esse jogo foi ou não o "do século" apenas depois do término da competição e qual seu impacto para a campanha dos dois clubes. Ainda assim, será enriquecedor acompanhar imprensa e torcida se apropriando ou esvaziando a narrativa sobre este jogo. Na guerra de narrativas sobre o Gre-Nal o Século, poderemos ver qual delas sairá vitoriosa deste que promete ser um dos jogos mais emocionantes do ano.