A Fifa anunciou, na manhã desta terça-feira (24), a lista dos indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo. Cinco treinadores de seleções que estiveram na Copa do Mundo da Rússia estão nela, inclusive o campeão com a seleção francesa Didier Deschamps.
O técnico campeão da Liga dos Campeões, Zinedine Zidane, também está na lista pelo trabalho realizado no Real Madrid. Tite, treinador da Seleção Brasileira, não foi lembrado pela entidade máxima do futebol. O vencedor será anunciado no dia 24 de setembro, em Londres.
Os 11 treinadores foram escolhidos por votação de especialistas definidos pela Fifa. O pleito para eleger o melhor técnico da temporada começa na próxima terça-feira (31) e se encerra no dia 10 de agosto. No começo de setembro, os três finalistas serão divulgados.
Votarão para a escolha do melhor técnico jornalistas selecionados pela entidade, capitães de seleção, técnicos e torcedores. Cada grupo terá peso igual de 25%. Treinadores e jogadores poderão votar em candidatos do próprio país, mas não em si mesmos.
O período para análise do rendimento do treinador vai de 3 de julho de 2017 a 15 de julho de 2018, data da final da Copa do Mundo.
Confira a lista completa:
Massimiliano Allegri (Juventus)
Stanislav Cherchesov (seleção russa)
Zlatko Dalic (seleção croata)
Didier Deschamps (seleção francesa)
Pep Guardiola (Manchester City)
Jurgen Klopp (Liverpool)
Roberto Martinez (seleção belga)
Diego Simeone (Atlético de Madrid)
Gareth Southgate (seleção inglesa)
Ernesto Valverde (Barcelona)
Zinédine Zidane (Real Madrid)