No agitado card preliminar do UFC 225, realizado neste sábado (9), em Chicago (EUA), dois brasileiros entraram ação e saíram vitoriosos. Em confronto apertado, Claudinha Gadelha superou Carla Esparza, ex-campeã peso-palha, por decisão dividida - o que gerou vaias da torcida local. Já na segunda luta do evento, Charles do Bronx, que entrou no card de última hora, finalizou Clay Guida, que lutava diante da torcida.
Ainda na primeira parte do evento, que foi marcada por nocautes e uma finalização, o ex-campeão Rashad Evans conheceu a quinta derrota seguida na organização, após ser nocauteado por Anthony Smith. Já o experiente Alistair Overeem perdeu para Curtis Blaydes por nocaute técnico, em combate válido pela divisão dos pesados do Ultimate.
Claudinha Gadelha domina e supera Esparza
Diferente do que Claudinha Gadelha imaginava, a wrestler Carla Esparza começou a luta aceitando a trocação e passou a conectar jab e direto. No entanto, a brasileira respondeu com uma bomba de direita, que levou a adversária ao chão. Na sequência, a norte-americana acertou um direto no queixo da oponente, que sentiu e a luta foi para o solo. Já nos segundos finais, a potiguar encaixou uma guilhotina, porém a ex-campeã peso-palha se salvou após soar a sirene marcando o fim do emocionante primeiro assalto.
Já no segundo round, Gadelha optou, logo no começo, pela luta agarrada e passou a trabalhar no grand and pound, mas sem causar muito estrago na norte-americana. No assalto seguinte, Esparza aproveitou o desgaste físico da oponente para fintar e conectar uma sequência de golpes - sempre entrando e saindo rápido do raio de ação. Contudo, após uma tentativa errada de chute, a brasileira foi no single leg e aproveitou para acertar socos, mas a norte-americana, no minuto final, inverteu a posição e foi mais agressiva com as cotoveladas. No fim, por decisão dividida, Claudinha superou a ex-campeã.