A temporada 2017/2018 do Campeonato Alemão terminou neste sábado com o histórico rebaixamento do Hamburgo, único time que tinha disputado todas edições do campeonato nacional, e com a goleada sofrida pelo campeão Bayern de Munique diante do Sttutgart por 4 a 1.
O Hamburgo, campeão da Liga dos Campeões e vice-campeão mundial em 1983, quando perdeu para o Grêmio, não dependia apenas de si para seguir na elite alemã. A vitória por 2 a 1 sobre o Borussia Moenchengladbach não adiantou de nada após a goleada por 4 a 1 do Wolfsburg sobre o lanterna Colonia.
O jogo no Volksparkstadion teve que ser interrompido nos acréscimos do segundo tempo, quando chegou a notícia da vitória do Wolfsburg que definia a queda da equipe. Alguns torcedores do Hamburgo lançaram bombas que provocaram fumaça e um pouco de fogo.
Após alguns minutos, o árbitro Felix Brych reiniciou a partida durante alguns segundos, que serviram para a maioria do estádio se despedir de seu clube com aplausos.
O Hamburgo termina na 17ª colocação com 31 pontos, a dois do Wolfsburg, que precisa disputar play-off contra o terceiro colocado da segunda divisão, o Holstein Kiel, para se manter na elite.
Sem nada em jogo e com a cabeça na final da Copa da Alemanha, o Bayern de Munique viu o Sttutgart (7º) carimbar a faixa de campeão com goleada por 4 a 1 em casa. Foi a despedida do técnico Jupp Heynckes no campeonato alemão.
Com Bayern e Schalke classificados para a Liga dos Campeões, as outras duas vagas foram para Hoffenheim e Borussia Dortmund, que apesar de derrota por 3 a 1 para o adversário acabou com melhor saldo de gols que o Bayer Leverkusen (5º), que derrotou o Hannover (13º) por 3 a 2.
O RB Leipzig, surpreendente vice-campeão no ano passado, encerrou a temporada com goleada por 6 a 2 sobre o Hertha Berlim e acompanha o Leverkusen na Liga Europa.