O número 1 do tênis mundial, o espanhol Rafael Nadal, se classificou para sua 12ª final do Masters 1000 de Monte Carlo ao vencer o búlgaro Grigor Dimitrov (5º) por dois sets, 6-4, 6-1, neste sábado.
O espanhol vai disputar o 11º título do torneio no Principado neste domingo e terá pela frente o japonês Kei Nishikori (36º), que venceu o alemão Alexander Zverev (4º) em três sets, 3-6, 6-3, 6-4.
Nadal precisará vencer a final contra Nishikori se quiser se manter na 1ª colocação do ranking ATP. Caso seja derrotado pelo japonês, o suíço Roger Federer, número 2 do mundo, reassumirá a ponta do ranking.
Com a vitória sobre Dimitrov em sets seguidos, Nadal chegou a 34ª sets seguidos vencidos em torneios disputados no saibro, uma série invicta que começou após a derrota em Roma para o austríaco Dominic Thiem, no ano passado.
Já Nishikori, ex-número 4 do mundo, está vivendo sua melhor semana desde que voltou ao circuito há dois meses, depois de se recuperar de uma lesão no punho direito que o obrigou a se afastar das quadras por cinco meses, entre agosto de 2017 e janeiro deste ano.
O japonês, que se aproximará do Top 20 da ATP ao fim do torneio, disputará sua quarta final de um Masters 1000. Nas três primeiras, em Madrid-2014, Miami-2016 e Canadá-2016, foi derrotado.
* AFP