Bayern Munique e Real Madrid disputarão a semifinal mais aguardada da Liga dos Campeões, enquanto Liverpool e Roma definirão o outro finalista da competição, de acordo com o sorteio realizado nesta sexta-feira na sede da Uefa.
As partidas de ida das semifinais serão disputadas nos dias 24 e 25 de abril, enquanto os jogos de volta acontecerão nos dias 1 e 2 de maio.
O sorteio definiu um duelo de dois gigantes ainda antes da decisão, que somados chegam a 17 títulos da principal competição do continente. São 12 do Real Madrid, o maior vencedor, e cinco do Bayern de Munique.
Os espanhóis vão ter a possibilidade de definirem a eliminatória no Santiago Bernabéu, assim como nas quartas de final contra a Juventus. A equipe comandada por Zinedine Zidane tem a chance de vencer o inédito tricampeonato consecutivo.
Do outro lado, o gigante bávaro está em busca do sexto troféu da competição. A última conquista foi em 2013, sob comando do veterano técnico Jupp Heynckes, que deixou a aposentadoria para dirigir o Bayern até o fim desta temporada. Em 1998, treinador levantou o troféu treinando justamento o clube merengue.
- Velhos conhecidos -
"Sempre sobra o mais difícil. O último passo é sempre o mais duro, porque aqui ficaram só os melhores e o Bayern é um grande time com muita experiência", disse Emilio Butrageño, diretor de relações institucionais do Real Madrid.
"Fomos eliminados por eles no ano passado e queremos ir melhor neste ano. De todas formas, queremos jogar a final e é preciso vencer. Sou otimista e tenho um grande respeito por eles, mas não temos medo", afirmou o diretor do Bayern, Hasan Salihamidzic.
Heynckes torceu para que Cristiano Ronaldo não tenha um grande dia contra sua equipe: "é um duelo excepcional no futebol europeu, um time excelente com jogadores excepcionais. Falei com Toni Kroos, que me confirmou que (Ronaldo) é um jogador como Robben, que treina forte e faz de tudo pelo seu clube. Espero que não tenha um grande dia contra nós".
Na temporada passada o Real foi o carrasco do time alemão nas quartas de final (1-2 e 4-2 para os merengues na prorrogação).
- Liverpool-Roma, reedição de 1984 -
Ambos os times encaram a eliminatória livres de responsabilidades em seus campeonatos locais. O Bayern se sagrou campeão matemático da Bundesliga com antecedência no último final de semana, enquanto o Real Madrid está a 15 pontos do líder Barcelona a sete rodadas do fim da LaLiga e um título parece improvável.
Muito atento ao jogo estará o técnico Niko Kovac, atual comandante do Eintracht Frankfut mas que foi anunciado nesta sexta-feira como sucessor de Jupp Heynckes no comando do Bayern.
Na outra semifinal, o pentacampeão Liverpool vai encarar a Roma na reedição da final da Copa da Europa de 1984. Os ingleses conquistaram o troféu na capital italiana na disputa por pênaltis.
O duelo vai marcar o reencontro do egípcio Mohamed Salah com seu antigo clube: "é um jogador incrível, com uma temporada fantástica e o teremos pela frente. Vamos tentar pará-lo. Ele nos conhece e nós também o conhecemos", disse o diretor esportivo da Roma, Monchi.
O dirigente afirmou que existe preocupação, mas também uma espécie de esperança pelo time italiano.
"Existe em Roma um certo romantismo, uma vontade de jogar esta eliminatória porque em 1984 a Roma perdeu a final da Copa da Europa e tem vontade de revanche. Mas além disso acho que quem sabe de futebol não pode estar feliz", indicou.
Do outro lado, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, recusou o favoritismo por ter pego teoricamente o time mais frágil da eliminatória.
"Eu não disse 'ainda bem que não é o Bayern ou o Real', nem comemorei a Roma. Independentemente do rival, diria que temos chances porque é futebol", indicou o alemão.
Ambos chegaram às semifinais de maneira impressionante, após eliminarem respectivamente Manchester City e Barcelona nas quartas.
A final da Liga dos Campeões está programada para o dia 16 de maio na cidade ucraniana de Kiev.
* AFP