Campeão do mundo e ídolo como goleiro do Inter, vitorioso, popular e respeitado entre outras torcidas e símbolo de liderança, inclusive religiosa, o treinador Clemer tem tudo aquilo que os partidos políticos veem como grande potencial para um candidato. Foi assim que houve uma aproximação com dirigentes do Partido Progressista ainda no final do ano passado.
No segundo semestre de 2017, ele conversou informalmente mais de uma vez com dirigentes do partido, inclusive com o presidente estadual Celso Bernardi, quando foi convidado a assinar ficha.
Clemer já tem há muitos anos seu domicílio eleitoral em Porto Alegre e foi cogitada uma candidatura à Câmara Federal, seguindo a receita de outro ex-goleiro multicampeão, o ex-gremista Danrlei, deputado reeleito.
Antes daquele que seria o convite oficial, Clemer assinou contrato com o Brasil-Pel, encerrou bem a temporada e seguiu com sucesso o trabalho que o levou ao vice-campeonato gaúcho em 2018. Os resultados no Xavante foram definitivos. Hoje, está muito valorizado na função e garante:
— Nenhuma chance na política.
Sem ter se filiado a nenhum partido em tempo hábil, uma chance hipotética de entrada na política de Clemer está adiada e sem previsão de um dia se confirmar.