O UFC 222, neste sábado (3), marcará a estreia de Mackenzie Dern no Ultimate. A atleta de 24 anos é filha do brasileiro Wellington Megaton Dias e, apesar de ter nascido nos Estados Unidos em 1993, também tem nacionalidade brasileira. Multicampeã de jiu-jitsu, Dern tem cinco vitórias no MMA.
Depois de vitórias nas primeiras cinco lutas profissionais — duas por decisão e três por finalização —, Mackenzie enfrentará Ashley Yoder em Las Vegas. Em entrevista ao Combate, a lutadora falou sobre a pressão da estreia.
— Eu nunca falei sobre isso. Eu sempre passei por isso no jiu-jítsu. Desde que eu era faixa azul, quando ganhei meu primeiro Mundial, aos 14 anos, sempre teve esses olhos para a "filha do Megaton", um pouco mais de pressão desde novinha. Eu nunca pensei em lutar MMA. Meu pai sempre foi muito contra, mas isso bem ou mal me preparou para esse momento. Eu não sinto a pressão. É mais um dia trabalhando — afirmou.
Conhecida como "musa" das artes marciais, Mackenzie lida bem com a situação.
— Eu me sinto muito confortável com isso. Nunca quis ser só um rosto bonito. Desde o jiu-jitsu tinha essas coisas. Eu lutando de faixa azul, eu sempre venho lutando muito bem, sempre ganhando muitas coisas e mostrando um jiu-jitsu bonito, e não ganhando por decisão sempre. Eu sempre ia para finalizar e ganhei o respeito de todo mundo pelo jeito que eu luto, e graças a Deus teve essa coisa de marketing, de beleza. As pessoas acham que lutando boxe, judô, muay thai, a mulher vai ficar masculina, e não é assim — garantiu.
A luta entre Dern e Yoder fecha o card preliminar do UFC 222. Na luta principal do evento, a brasileira Cris Cyborg enfrenta Yana Kunitskaya em disputa pelo cinturão do peso pena feminino.