E não deu para o brasileiro Hugo Calderano na decisão do Aberto de Tênis de Mesa do Catar. A segunda etapa do Circuito Mundial, classificada como Platinum e equivalente a um Grand Slam do tênis. Diante do chinês Fan Zhendong, vice-líder na classificação mundial, depois de dominar os dois primeiros sets e permitir a virada nos pontos decisivos, o carioca acabou sendo derrotado por 4 sets a 0, parciais de 13/11, 12/10, 11/7 e 11/7, em 30 minutos, e ficou com o vice-campeonato.
A partida disputada neste domingo (11), em Doha, era uma revanche da semifinal do Aberto da Hungria, onde o asiático derrotou o brasileiro na semifinal e acabou levando o título. Mas apesar de iniciar dominando o confronto e marcar 9/4 no set inicial e 9/5 no segundo, Calderano desperdiçou um set point em cada parcial e a partir de então foi dominado por Zhendong.
Com o resultado, Hugo Calderano deverá entrar no Top 10 do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) pela primeira vez na carreira. Desta forma, ele se tornará o primeiro latino-americano a figurar entre os dez melhores do mundo na história da modalidade.