Após superar nas oitavas de final o número um do mundo, o alemão Timo Boll, o brasileiro Hugo Calderano manteve o alto nível de seu jogo e se classificou neste sábado (10) para a decisão do Aberto do Catar de Tênis de Mesa. A competição é válida pela segunda etapa do Circuito Mundial, e é classificada como Platinum , equivalente a um Grand Slam do tênis.
Número 15 do mundo, Calderano venceu dois adversários neste sábado. Primeiro, pelas quartas de final, ele passou pelo japonês Tomokazu Harimoto, 12º do ranking, por 4 sets a 0 (11/5, 11/6, 11/6 e 11/7) e garantiu sua segunda semifinal na temporada.
Com um ritmo impressionante e potentes golpes, Hugo Calderano atropelou o chinês Lin Gaoyuan, quarto do mundo, na semifinal. Com parciais de 11/9, 11/8, 11/3 e 11/6, em 27 minutos, o carioca passou à decisão contra outro mesatenista da China, Fan Zhendong, vice-líder na classificação mundial, que eliminou o compatriota Xu Xin.
Este será o segundo confronto entre Calderano e Zhendong. Em janeiro, eles jogaram na semifinal do Aberto da Hungria e o chinês levou a melhor por 4 a 2. A partida que definirá o título em Doha está marcada para as 10h30min (de Brasília) deste domingo (11). O resultado do carioca de apenas 21 anos é inédito na história do Brasil. Antes, nenhum outro jogador do país havia chegado a uma final de simples em um torneio deste porte.