Na última quarta-feira (7), em PyeongChang, na Coreia do Sul, os Jogos Olímpicos de Inverno tiveram seu início. Com um total de 2.925 competidores de 92 países diferentes, a 23ª edição do evento será a maior da história. A competição irá até o dia 25 deste mês. Depois de quatro esportes iniciarem as disputas, é a vez do Snowboard masculino estrear no evento, às 23h. Conheça um pouco mais as regras desta modalidade.
Snowboard
O Snowboard é um esporte que mistura algumas características de esqui, skate e surfe. Ele é praticado em cima de uma prancha, presa aos pés do atleta, que desliza sobre a superfícies cobertas de neve. Criado em 1965, nos Estados Unidos, é disputado nas Olimpíadas desde Nagano 1998.
As disputas são divididas entre categoria masculina e feminina. Há diferentes provas dentro do Snowboard. Na Slopestyle, o objetivo é a realização de manobras difíceis e com amplitude nos saltos. As manobras são avaliadas por juízes. Na Halfpipe, o estilo da prova é livre, e juízes determinam o vencedor após as manobras, giros, arremesso e aterrisagem. Na Cross, a prova inclui um percurso com saltos e obstáculos.
O traje para a prática do Snowboard é feito de fibra sintética e moldado para ficar colado ao corpo. Além do capacete, obrigatório em todas as competições olímpicas, óculos, luva, caneleiras e botas complementam o equipamento dos atletas.