Thiago Monteiro, número 118 do mundo, venceu uma batalha de cerca de três horas na noite desta quinta-feira e garantiu vaga nas quartas de final do ATP 250 de Quito, no Equador, evento com premiação de US$ 501 mil.
O cearense superou o canhoto italiano Alessandro Gianessi, 159º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 7/6(4), 4/6 e 7/5 na quadra 2 do evento.
O primeiro set teve o brasilerio quebrando e sacando em 5/4, mas não conseguiu converter. No tie-break ele abriu 6 a 2 e fechou sem sustos por 7 a 4. Na segunda etapa o brasileiro teve vários breaks no começo, não quebrou e após longo game no 4/4 acabou quebrado e Gianessi levou ao terceiro.
O italiano começou tendo várias chances de quebra, Monteiro se manteve firme, sustentou o serviço e quebrou no último game para decidir a vitória.
Nesta sexta, ele busca sua primeira semi de ATP contra Gael Monfils, ex-top 10 e atual 43º, terceiro favorito ao troféu.
Monteiro repete seu melhor resultado em ATPs. Ele fez quartas no Brasil Open e Gstaad, na Suíça, em 2016, e quartas no Rio Open e Buenos Aires ano passado.