O Manchester City já está com um pé e meio na próxima fase da Liga dos Campeões. A equipe de Pep Guardiola não teve dificuldades para vencer o frágil Basel, na Suíça. No Jakob-Park, os Citizens aplicaram uma goleada de 4 a 0 no primeiro jogo das oitavas de final. Os gols foram marcados por Gündogan — duas vezes —, Bernardo Silva e Agüero.
O placar foi construído na primeira etapa. Com 25 minutos, o jogo já estava 3 a 0 para os azuis de Manchester. Aos 14, Gündogan abriu a contagem após cobrança de escanteio de De Bruyne. Quatro minutos depois, foi a vez de Bernardo Silva aumentar o marcador, após confusão na área.
E não poderia faltar o do artilheiro. Aos 25, Fernandinho foi desarmado quase dentro da área, mas a bola sobrou para Agüero, que não deu chances ao goleiro Vaclík, do Basel. E poderia ter sido mais. A primeira etapa teve supremacia do City, com impressionantes 73% de posse de bola.
Nos últimos 45 minutos a história não foi diferente. O Basel até criou algumas oportunidades, mas parou em Ederson e na falta de pontaria da equipe. O atacante Oberlin foi o jogador mais perigoso da equipe suíça, mas não conseguiu marcar.
Pelo contrário, foi o City que ampliou o placar. Aos 8 minutos, Gündogan, pela segunda vez, marcou um golaço após assistência de Agüero. Depois, foi só tocar a bola para esperar o apito final.
A partida de volta será realizada no dia 7 de março, na Inglaterra. Basta ao Manchester City administrar essa larga vantagem para sacramentar a classificação para a próxima fase. Enquanto isso, a equipe de Pep Guardiola pode voltar as atenções para a Copa da Inglaterra, na qual enfrenta o Wigan no próximo dia 19.