A inatividade de Conor McGregor no UFC pode levá-lo a perder o cinturão dos leves. Neste domingo, o presidente da organização, Dana White, diz que cogita destituir o cinturão do irlandês e promover o campeão interino, Tony Ferguson, ao título linear — a primeira defesa seria contra o russo Khabib Nurmagomedov.
— Se McGregor voltar em setembro, serão quase dois anos depois de sua última luta no MMA. Isso não pode acontecer. Não é justo com o resto da divisão. Amo o Conor, o respeito, amo tudo o que ele tem feito pela empresa e todo mundo sabe disso, mas o cinturão vai ter que seguir em frente. Faremos Khabib (Nurmagomedov) e Tony (Ferguson), estamos trabalhando nessa luta agora mesmo. Quando Conor quiser voltar, ele será o primeiro a disputar o cinturão — disse White, em entrevista à Fox Sports.
A expectativa é que o duelo entre Ferguson e Nurmagomedov ocorra no UFC 223, no dia 7 de abril, em Nova York. Inicialmente, a luta valeria o cinturão interino — atualmente, nas mãos de Ferguson. Contudo, se McGregor for destituído, Ferguson seria promovido e já faria a defesa como campeão linear.
O irlandês ganhou o seu primeiro cinturão do UFC em julho de 2015. Em dois anos e meio, nunca defendeu um título — foi campeão interino dos penas ao vencer Chad Mendes. Depois, em dezembro de 2015, unificou o cinturão ao nocautear José Aldo.
Com o cinturão dos penas conquistado, subiu duas categorias para fazer lutas consecutivas com Nate Diaz.
Em novembro de 2016, conquistou o cinturão dos leves ao vencer Eddie Alvarez. Destituído do cinturão dos penas logo em seguida, não voltou a lutar MMA desde então.