Horas após o Barcelona anunciar o seu adeus e formas de homenagens, Javier Mascherano foi confirmado como reforço do Hebei Fortune, da China, que chegou a um acordo na casa dos 10 milhões de euros (R$ 33,8 milhões). Por lá, o argentino deve receber 7 milhões de euros (R$ 27,1 milhões) anuais.
— Depois do acordo com o Barcelona e o jogador ficou definido que o selecionável argentino vai juntar-se de imediato ao Hebei Fortune - escreveu a agremiação asiática, fundada em 2010, que conta com Hernanes, ex-São Paulo.
Conforme informou o site oficial do Barcelona, Mascherano iniciou o dia sendo homenageado em uma cerimônia de despedida com transmissão virtual e pública, iniciada às 8h desta quarta-feira (de Brasília).
— Foi um sonho jogar na melhor equipe da história por sete anos e meio. Foi o melhor capítulo da minha carreira e estou feliz por sair desta maneira do clube - disse o zagueiro/volante.
O Barcelona também sublinhou a longeva e gloriosa passagem de Mascherano pelo Camp Nou. Ele, aliás, se despedirá oficialmente da torcida culé minutos antes do duelo contra o Espanyol, em casa, pela volta das quartas de final da Copa do Rei - na ida, os Blaugranas perderam por 1 a 0.
— Javier Mascherano foi apresentado no Barça no dia 30 de junho de 2010. Após sete anos e meio vestindo a camisa azul-grená, o jogador argentino conquistou 18 títulos e vivenciou os anos dourados do clube catalão. No total, disputou 334 partidas sob as ordens de técnicos como Pep Guardiola, Tito Vilanova, Tata Martino, Luis Enrique e Ernesto Valverde - escreveu o Barça.
— Mascherano virou uma referência na defesa culé, mas sem deixar de ocupar a meia da equipe em alguns jogos. Com a camisa azul-grená, marcou apenas um gol - contra o Osasuna, de pênalti, na temporada 2016/17. Também se tornou o quarto estrangeiro no ranking de atletas que mais vestiram a camisa do Barça, atrás somente de Leo Messi, Dani Alves e Phillip Cocu - completou o site.