O reinado de Georges St-Pierre no peso médio do UFC durou apenas um mês e três dias. Nesta quinta-feira (7), o canadense anunciou que abriu mão do cinturão para cuidar de questões da saúde. Desta forma, o campeão interino Robert Whittaker assumiu o título linear da categoria até 84 quilos.
St-Pierre, que sempre competiu entre os meio-médios, teve problemas de saúde com a subida para os médios. Apesar da vitória sobre Michael Bisping, o canadense recebeu um diagnóstico de colite ulcerativa, uma doença intestinal inflamatória. O agora ex-campeão deixou claro o desejo de seguir lutando, mas isso deve ocorrer em seu peso de origem.
O novo campeão é o australiano Robert Whittaker, que estava com o cinturão interino da categoria desde julho, quando venceu Yoel Romero. Ele foi preterido na disputa de cinturão por questões comerciais, mas agora assume o posto de forma automática. Ele tem 19 vitórias e quatro derrotas na carreira e vem de oito trinfos consecutivos no UFC.
O Ultimate já anunciou qual será a primeira defesa de Whittaker. Ele enfrentará o ex-campeão Luke Rockhold no UFC 221, em 11 de fevereiro, na Austrália.