O Manchester City (1º) manteve a invencibilidade, chegou à 14ª vitória seguida e abriu 11 pontos de vantagem na liderança da Premier League, neste domingo, depois de vencer o clássico contra o Manchester United (2º) por 2 a 1 pela 16ª rodada.
Com a vitória, os Citizens chegaram a 46 pontos a 11 de distância para o rival local e 14 de vantagem para o Chelsea (3º), que defende o título da competição.
O espanhol David Silva abriu o placar, aos 43 minutos do primeiro tempo, com Marcus Rashford empatando ainda na primeira etapa, aos 47. Na volta do intervalo, o argentino Nicolás Otamendi garantiu a vitória, aos 9.
O goleiro brasileiro Ederson ainda foi protagonista no final do jogo, ao defender duas bolas à queima roupa em sequência e garantir o resultado.
Antes, o Liverpool (4º) não passou de empate em 1 a 1 no dérbi contra o Everton (10º) Com o empate, os Reds (30 pontos) não puderam aproveitar a derrota do Chelsea (32) para o West Ham no sábado (1-0) para subir ao pódio.
O egípcio Mohamed Salah abriu o placar, aos 42 minutos do primeiro tempo, mas Wayne Rooney empatou o jogo aos 32 da segunda etapa, cobrando pênalti polêmico.
Salah chegou aos 13 gols no campeonato inglês e lidera a artilharia da competição na frente de Harry Kane, que tem 12 após os dois gols marcados na vitória por 5 a 1 do Tottenham sobre o Stoke City.
No primeiro jogo do dia, o Arsenal arrancou empate em 1 a 1 no final da partida contra o Southampton (11º). Superados pelo Manchester United na semana passada (3-1), os 'Gunners' somaram a segunda rodada consecutiva sem vencer e perderam a chance de ficar na zona de classificação para a Liga dos Campeões.
Charles Austin abriu o placar para os anfitriões, aos 2 minutos do primeiro tempo, mas o francês Olivier Giroud garantiu o empate fora de casa aos 43 da segunda etapa, após cruzamento do chileno Alexis Sánchez.
* AFP